domingo, 18 de julho de 2010

Principais modalidades de Artes Marciais


Taekwondo (Coréia)

O Tae Kwon Do (cuja traducão sigifica "a arte dos pés e das mãos") surgiu na Coréia, há aproximadamente 2000 anos atrás. É a mais antiga das artes marciais, tendo provavelmente originado ou influenciado no surgimento das outras conforme alguns documentos históricos e gravuras em túmulos e paredes de templos naquele país.
No ano de 670 aC, a Coréia era dividida em três reinos: Silla ,Koguryiu, Back Je. Silla, o menor daqueles reinos, era constantemente invadida e saqueada pelos vizinhos e durante o reinado de Chin Heung, os jovens aristocratas e os militares formaram uma tropa de elite chamada Hwarang Do. Essa tropa guerreira em treino normal com lancas, arco e flecha, espada, tambémse adestraram na prática da disciplina física e mental e varias formas de lutas com os pés e as mãos (como o soo-bak e outras).
Para endurecer seus corpos, escalaram montanhas escarpadas, nadaram em rios turbulentos nos meses frios, se concentravam impiedosamente na tarefa de defender sua terra e seu código de honra (espirito do Hwarang Do) era constítuido de 5 itens:
- Obediência ao Rei
- Respeito aos pais
- Lealdade para com os amigos
- Nunca recuar ante o inimigo
- Só matar quando não houver alternativa.
Naquela época, como vimos anteriormente, o Soo Bak (forma primitiva de Tae Kwon Do ) tinha grande popularidade, onde é lícito supor que os enviados de Okinawa tenham aprendido o Soo Bak e o introduzido em seu país. Tal especulacão é tanto mais lógica quando lembramos que o "Nul" (modalidade folclórica coreana ) foi igualmente adotado, nas mesmas condições, pelo povo de Okinawa onde se conclui portanto, que o karate japones seria derivado do Tae Kyon ou Soo Bak, formas primtivas de Tae Kwon Do.
Todos estes fatos demostram que o Tae Kwon Do não é apenas uma técnica originária da Coréia, ele também se desenvolveu independentemente durante longo período histórico. Durante esses 36 anos da ocupacão japonesa, toda a cultura coreana permaneceu estagnada, pois os invasores proibiram a prática do Tae Kyon além de outras artes. Foi neste período que o karate começou a ser difundido pelo mundo tendo sido introduzido na Coréia em 1921. Quando o Japão foi derrotado na II Guerra Mundial (1945) os coreanos voltaram a treinar Tae Kyon ostensivamente (pois nunca deixaram de treinar clandestinamente) e, dez anos depois, durante a Guerra da Coréia, um grupo chefiado pelo general Choi Hong Hi, juntaram esforços e após diversas dissidências conseguiram em 1955 a união das diversas escolas e estilos, sendo adotado o nome de Tae Kwon Do.
Em 1967 fundou-se na Coréia o "Korea Tae Kwon Do Association" que começou a formar instrutores e enviá-los para todo o mundo para difundir o esporte. O Tae Kwon Do foi oficialmente introduzido no Brasil em junho de 1970 pelo Grão Mestre Sang Mi Cho - 8º Grau Internacional, designado à difícil missão de ensinar o esporte, na época mais marcial, com a finalidade de melhorar nosso povo tanto físico como espiritualmente.
Em 1988, na Coréia do Sul, onde o TAEKWONDO é praticado por mais de 20 milhões de pessoas, nosso esporte foi disputado na Olimpíada a título de demonstração, sendo que agora em Sidney 2000 será oficialmente disputado.
O taekwondista, como é chamado o praticante de Tae Kwon Do, deve ser uma pessoa íntegra, meio desapegada materialmente, tentar ajudar o próximo sem perspectiva de troca e ter o coração pronto para a piedade e compaixão, tais LEIS só é permitida aquele que conheceu o "VERDADEIRO CAMINHO", baseado em filosofias altruístas, idôneas fundamentando-se em seu passado e naquele que tudo lhe ensinou (MESTRE).

Aikidô (Japão)

Aikido é uma arte marcial de origem japonesa desenvolvida por Morihei Ueshiba (conhecido também por O Sensei ou Grande Professor). É uma arte que envolve chaves, torções e arremessos do Jiu-Jitsu e os combina com os movimentos corporais das técnicas de luta com espadas e lanças e alguns arremessos e técnicas derivados do Kenjutsu. Esta arte marcial é voltada em usar a energia do oponente para assumir o controle sobre o mesmo e/ou arremessá-los.
Os praticantes encontrarão no Aikido desde defesa pessoal (e melhorias na saúde) até ampliamento espiritual e maior domínio sobre o corpo e a mente. "O Caminho da Harmonia do Espírito" é uma das maneiras que esta arte marcial, o Aikido, pode ser traduzido.
O Aikido pode ser usado como uma forma de defesa pessoal muito eficiente. Porém isso leva tempo e esforço (como todas as artes marciais) para que ele seja efetivamente usado em uma situação real. Exige um tempo maior de treinamento do que as outras artes marciais. Com um ano de treinamento em Karate, Tae Kwon Do e Kempo você vai lutar muito melhor do que antes. Já com o Aikido leva um pouco mais de um ano para que você se sinta confortável com a técnica para usá-la em uma situação real. Existem diversas razões para se praticar uma arte marcial : defesa pessoal, saúde corporal, auto-confiança, crescimento espiritual e outras. Diferentes artes marciais e até mesmo diferentes estilos enfatizam diferentes aspectos.
É geralmente dito que o Aikido não possui competições. O criador do Aikido, Morihei Ueshiba, sentia que a competição era incompatível com o Aikido, embora nem todo mundo pense assim. Um estilo popular, Tomiki Aikido, possui competições,mas não é considerado como parte do treinamento. Já a maioria dos estilos do Aikido não possuem. O treinamento de Aikido consiste em uma cooperação entre o atacante e quem realiza a técnica . Esse tipo de colaboração entre os praticantes é necessária para minimizar a chance de fraturas devido às técnicas (potencialmente perigosas) e para realizar os ukemi (saber responder à uma queda ou arremesso durante uma situação de luta).
No aspecto técnico, Aikido tem suas raízes em diferentes estilos de Jiu-Jitsu (do qual o Judo moderno também derivou-se), em particular daitoryu-jujitsu, assim como técnicas de luta com espadas e lanças. Simplificando, podemos dizer que o Aikido combina as chaves, torções e arremessos do Jiu-Jitsu e os combina com os movimentos corporais das técnicas de luta com espadas e lanças. No entanto, uma grande variedade de técnicas do Aikido são resultado da própria inovação do Mestre Ueshiba.
Tirando o que muitas pessoas pensam ou clamam, não existe uma filosofia unificada no Aikido. O que existe é uma desorganizada e parcialmente coerente coleção de crenças religiosas, éticas e metafísicas que são mais ou menos compartilhadas pelos aikidoistas, e que são transmitidas verbalmente ou encontradas em publicações sobre Aikido.
No entanto, no centro de todas as interpretações filosóficas do Aikido, podemos identificar pelo menos dois princípios fundamentais: a busca de uma solução pacífica sempre que possível e a procura do auto-engrandecimento através do Aikido

Boxe (Ocidente)

O boxe já era praticado na Inglaterra no século XVIII, mas foi em 1867 que o Marquês de Queensberry estabeleceu um padrão para as lutas, baseado nas regras da esgrima: cada assalto era de 3 minutos e isso se mantém até hoje, com 1 minuto de descanso. O ringue utilizado no boxe é um quadrado de 6,10mx6,10m. O tablado deve ser de lona, sobre feltro ou borracha. Podem-se utilizar também ringues de 3,96 metros como medida mínima (para amadores) e 4,62 metros (para profissionais)
O tablado deve estar a 1 metro do chão e são colocadas cordas acolchoadas, a 40 cm de distância umas das outras. As luvas tem pesos variados p/ cada categoria de boxe:
- 227 g (categorias mosca-ligeiro a meio-médios)
- 284 g (médio-ligeiro a superpesados)
Ao longo dos anos muitos pugilistas se destacaram: os americanos Rocky Marciano, Joe Louis, Sugar Ray Leonard, Muhammad Ali, Joe Frazier, Mike Tyson e Evander Holyfield; o brasileiro Éder Jofre e o mexicano Julio Cezar Chaves.
No Boxe (como na maioria das artes marciais) há uma divisão de categorias:
Amador:
- Mosca-Ligeiro: até 48 kg
- Mosca: 51 kg
- Galo: 54 kg
- Pena: 57 kg
- Leve: 60 kg
- Super-Leve: 63,5 kg
- Meio-Médio: 67 kg
- Médio-Ligeiro: 71 kg
- Médio: 75 kg
- Meio-Pesado: 81 kg
- Pesado: 91 kg
- Super-Pesado: acima de 91 kg
Profissional:
- Palha: até 47,730 kg
- Mosca Júnior: 48,99 kg
- Mosca: 50,80 kg
- Super-Mosca: 52,16 kg
- Galo: 53,52 kg
- Super-Galo: 55,34 kg
- Pena: 57,15 kg
- Super-Pena: 58,97 kg
- Leve: 61,23 kg
- Super-leve: 63,50 kg
- Meio-Médio: 66,68 kg
- Médio-Ligeiro: 69,85 kg
- Médio: 72,57 kg
- Super-Médio: 76,36 kg
- Meio-Pesado: 79,38 kg
- Cruzador: 86,18 kg
- Pesado: acima de 86,18 kg
Antigamente não existia a divisão de categorias como nos dias de hoje, e era comum ver nas arenas lutadores com uma enorme diferença de peso, só havia uma condição de vitória: vencia aquele que conseguisse ficar de pé.
Normalmente as lutas duravam muitos assaltos, onde já houve registro de lutas que chegaram a durar entre 50 e 100 assaltos, na atualidade existe uma grande preocupação com os lutadores de boxe, principalmente devido a quantidade de socos que recebem na cabeça.

Boxe (Ocidente)

O boxe é considerado um esporte extremamente violento, onde já houve muitos casos de pugilistas morrerem em cima do Ring. Existe uma série de Federações e Confederações em todo o mundo, que se preocupam em promover ricas disputas, visando muitas vezes apenas o lucro e o dinheiro que rola por trás das grandes lutas de Boxe, principalmente nas categorias de peso-pesado.
Vantagens:
- Pode ser usando contra mais de uma pessoa (do tipo 3 ou 4 pessoas).
- Proporciona um ótimo desenvolvimento dos braços tanto direito quanto esquerdo.
- É um estilo simples e eficiente, possui poucos golpes e portanto você pode aprimorar seus conhecimentos sozinho em casa, fazendo o que chamamos de espelho ou sombra (que consiste em praticar socos em frente ao espelho, para simular o combate contra um adverário e testar seus reflexos).
Desvantagens:
- Pouco eficiente em luta "mano a mano" caso o outro lutador seja praticante de lutas de chão como por exemplo o Jiu-jitsu, ou de lutas completas, como o Kung Fu.
- Passa-se muito tempo aprimorando socos, e isso pode ser arriscado, limitando-o a um certo número ou sequência de socos, fazendo com que exista poucos golpes e repetições que acontecem com frequência.
Mas como costumo dizer, não se deve menosprezar nenhum estilo de luta, pois não existe uma melhor do que a outra, existe o melhor praticante o mais dedicado, e isso é que faz a diferença.

Bu-Jutsu (Japão)

Na antiguidade as ilhas do Japão possuíam uma estrutura feudal, encontrando-se claramente diferenciadas as classes, formando o mais alto degrau a nobreza ou bushi, isto é, a classe dirigente; as outras três categorias de artesões, lavradores e comerciantes constituíam o organismo produtor e de relação.
A nobreza, ao ser a classe dirigente, possuía duas claras vertentes na sua formação: uma, a militar ou o poder, e outra, a cultura de tipo civilizador. Com as suas próprias fontes e com influências chinesas foram polindo-se e mais tarde peculiarizando-se ambas as vertentes, que com os anos e adaptações ao meio deram lugar aos atuais jutsu ou budo por uma parte e à própria cultura e personalidade nacional pela outra.
Na antiguidade a formação tendia a ser mais integral e menos específica, formando parte dela uma trilogia muito clara: BU-JUTSU - a arte militar ou guerreira. - a arte de governo ou administração. - o aspecto artístico e cultural do cultivo da personalidade.
Tocaremos aqui o aspecto militar. Naquele tempo a arte do combate e da guerra não iam separados. Sem um deles não se podia conseguir a sobrevivência, bem como pessoa, bem como clã, pois o período de guerras internas entre clãs e os seus aliados, assim como as lutas com a população dos ainos (habitantes da ilha de raça branca) eram freqüentes e ferozes.
A longa duração deste período medieval japonês deu lugar à conservação de vias ou caminhos, os budo, se bem com uma diferente significação, dando maior importância à espiritualidade ou ao caráter formativo da personalidade através das técnicas e outros elementos como o kata, permitindo assim a abertura a todas as classes sociais do Japão, coisa que antigamente estava dedicada à classe militar ou samurai.
Parece ser que o primeiro passo foi dado pela escola take-uchi-ryu a partir do seu fundador, que abriu o doyo a qualquer pessoa que o desejasse, causando uma enorme expectativa e criando-se algumas inimizades entre a classe militar ou samurai. No período tokugawa se criaram múltiplas escolas ou ryu, que foram amadurecendo tanto em técnicas como em princípios e floresceram durante longo tempo. A finais do shogunato, quando se declara desaparecida a nobreza ou classe samurai, começa o declinar de algumas escolas e em geral do bujutsu.
Transformados em budo subsistem e se adaptam aos tempos modernos. Exemplo deles são o aikido, que o mestre Morihei Uyeshiba fundaria após o estudo de múltiplas escolas de judutsu ou yawara coma arte e caminho, mas sem a vertente esportiva, dando mais importância ao espiritual. Por outro lado, Jigoro Kano, depois de estudar outras escolas de ju-jutsu, cria o judô com uma maior vertente esportiva, procurando evitar na prática o uso de técnicas perigosas ou que causavam mais lesões, para permitir melhorar a personalidade pelo trabalho regular e constante mais que com o sentido do risco do que não carece nos seus altos graus ou na alta competição.
Atualmente se conservam no Japão múltiplas escolas de ju-jutsu ou yawara, que conservam as suas peculiaridades e a sua pura arte de defesa pessoal com uma visão de tipo prático e espiritual ao mesmo tempo formativo. Trataremos algumas das vertentes deste bu-jutsu através do ju-jutsu ou yawara, isto é, a aprendizagem através da defesa pessoal usando o corpo e os seus deslocamentos na ação, assim como qualquer objetivo doméstico ou de uso corrente como o leque ou a sombrinha como projeção de nós mesmos.

Capoeira (África e Brasil)

A Capoeira surgiu no Brasil no século XVI, com a vinda dos negros, que eram trazidos da África, e usados como escravos. Em ânsia de liberdade os negros criaram a capoeira, uma luta que supria a falta de força (pois tinham má alimentação), numa demonstração de destreza e agilidade corporal.
Misturavam instrumentos musicais, dança e luta, enganando seus Senhores de Engenho, que pensavam que os escravos apenas estavam "dançando". Os negros, quando fugiam, iam para as matas (Originando o nome Capoeira, que em tupi-guarani significa"Mato Ralo"). Os negros fundaram o Quilombo de Palmares,a primeira república democrática brasileira, localizada na serra da Barriga, no estado do Ceará. Lá, todas as crianças, após os 10 anos, tinha o seu início na Capoeira.
Zumbi foi considerado o 1º mestre de Capoeira. A Capoeira sofreu repressão por grande parte das autoridades policiais devido aos maus caráters e chegou a ser proibida em 1839 pelo Marachal Deodoro da Fonseca, e resistindo ao sistema até a sua legalização.
A Capoeira é brincadeira, um jeito de lutar jogando, dissimulando. Tem evoluído nos últimos cinquenta anos, saiu das sendas da marginalidade e passou a ser praticada em academias, clubes e sua presença cruzou os oceanos, e já há algum tempo impressiona e encanta pessoas em todo o mundo, sendo praticada em diversos países como Espanha, Estados Unidos, França, Alemanha, Finlândia, Suíça, Inglaterra, etc.
Tratando-se de uma cultura popular, a transmissão de conhecimentos de geração em geração vem ocorrendo de forma verbal e através da própria realização da arte. Sua expressão popular faz parte do vasto e rico legado da cultura brasileira e contém elementos de educação, arte, luta, esporte, terapia, assim como dança, lazer, folclore, história, ginástica, etc. A arte na Capoeira se faz presente através da música, do ritmo, do canto, da expressão corporal, da criatividade de movimentos e da presença cênica. A luta representa sua origem e sobrevivência através dos tempos na sua forma mais natural, como um instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileiro, e uma estratégia de resistência ao aniquilamento de uma cultura.
Como modalidade esportiva, ela possui elementos que se identificam culturalmente com seus praticantes, despertando o interesse da comunidade em geral. A sua prática, como forma de lazer e recreação, representa eventos conhecidos na comunidade como "rodas de capoeira", sendo evidente os seus efeitos terapêuticos em termos educacionais, ocupacionais e de reabilitação.

Esgrima (Antigo Egito)

A luta de espada existe como esporte desde o antigo Egito. E tem sido praticada de várias maneiras e por diferentes culturas desde então. Ainda que os torneios e combates de espada tenham sido um esporte popular na Europa da Idade Média, a esgrima moderna deve mais aos duelos realizados no séc. XVI sem as pesadas armaduras dos cavaleiros medievais. As espadas eram usadas por civis para auto defesa e duelos. A lâmina dessas espadas tinha fio (cortava em golpes dados de lado) mas o princípio básico do ataque era usar a ponta para ferir o adversário.
Os primeiros tratados da esgrima como esporte são de 1474. Os espanhóis Pons e Pedrós Torres foram seus autores, mas há a referência da esgrima como esporte em manuscrito alemão do século XIV. Antes disso, pode-se dizer que, há 100 anos atrás, surgia em Frankfurt (Alemanha) a Marxbruder Guild, de esgrimistas alemães com armas medievais. Eram armas pesadas e sem proteção. Quem as aperfeiçoou foram os italianos, criando espadas de dois cortes.
A esgrima se limita nessa época da Itália até a Espanha e noroeste da Europa por objeção de mestres como George Silver, que preferiam as armas tradicionais de corte como a espada longa Inglesa. A escola Espanhola, sob mestres como Narvaez e Thibault, se tornou complicada e mística, e suas teorias geométricas requeriam muita prática para se dominar. Mestres Italianos como Agrippa e Capo Ferro, desenvolveram uma escola mais prática no final do séc. XVI, introduzindo inovações como a esgrima em linha e a medida. A partir do séc. XVIII a espada evoluiu para um design mais simples, curto e leve, que se popularizou na França como "Espada de Côrte" ou "Espada pequena". Embora essa espada possuísse fio, ele era mais usado para impedir que o adversário agarrasse a lâmina com as mãos, os golpes eram dados somente de ponta. A leveza da arma foi um dos fatores que ajudou no surgimento um estilo mais complexo e defensivo.
Mestres franceses desenvolveram uma escola baseada na sutileza do movimento, contra-tempo e nos ataques compostos. A espada usada para treino possuía uma ponta de segurança feita de couro no formato de uma flor presa á ponta, e ficou conhecida como "Le fleuret", e era idêntica no uso ao florete moderno, conhecido ainda como Fleuret em francês. Certamente a escola Francesa é a base da maioria das teorias modernas da esgrima moderna.
A partir da metade do séc. XIX o duelo como meio de resolver disputas entra em declínio, porque a vitória poderia conduzir o duelista á cadeia. A ênfase nos duelos é deslocada a derrotar o oponente sem necessariamente matá-lo. As formas de duelos menos fatais evoluíram usando a espada de duelo. Alguns duelos acabavam em ferimentos graves nos braços e nas pernas, além de complicações legais para os participantes.
Esta é a base da Espada moderna. Os duelos praticamente desapareceram após a I Guerra Mundial. Mas há registros de duelos realizados para resolver disputas levantadas durante a olimpíada de 1920. Desde então houveram relatórios raros de duelos de espada. Em outubro de 1997 o prefeito de Calábria, na Itália, desafiou publicamente mafiosos locais a um duelo. A esgrima está presente nas olimpíadas desde os primeiros jogos olímpicos modernos, em 1896.
.A espada foi introduzida em 1900. A espada elétrica foi introduzida nos jogos olímpicos de1936, o florete em 1956 e o sabre em 1988. Somente em 1913 foi criada Ferderação Internacional de Esgrima. Até pouco tempo atrás a esgrima era o único esporte olímpico que incluía atletas profissionais. A introdução do equipamento elétrico, e mais tarde eletrônico, provocou grande mudança na maneira de se julgar e jogar esgrima. Recentemente essas mudanças foram notadas no sabre.
As mulheres estão presentes nos jogos olímpicos desde 1924, com o florete, e somente em 1996 na espada, apesar de fazer parte dos campeonatos mundiais desde 1989. O sabre feminino está fazendo sua primeira aparição nos campeonatos mundiais a partir de 1998 como demonstração. A esgrima no Brasil.
A partir da fundação da Confederação Brasileira de Esgrima, em 05 de junho de 1927, se oficializaram as competições no Brasil. Antes desta data a esgrima encontrava-se restrita aos quartéis e casernas, praticada somente por militares. O primeiro campeonato brasileiro foi realizado em 1928, nas armas de florete, espada e sabre somente masculino categoria livre.

Full Contact (Estados Unidos )

A origem desta forma de combate está nos Estados Unidos, onde uma série de karatecas que procuram comprovar a eficácia real desta arte marcial através do contato pleno nas técnicas, se reuniram e realizaram em Los Angeles uns campeonatos mundiais de karatê profissional.
Por primeira vez os karatecas levam kimonos de cores, proteções de punho e pés, e perante umas doze mil pessoas, homens como Dones em peso ligeiro, Wallace no meio, Smith em semi-pesado e Lewis em pesado, se proclamam os primeiros campeões do mundo de karatê profissional, título que a maioria ainda ostenta hoje em dia. O regulamento foi formando-se pouco a pouco, permitindo-se o K.O. tanto por técnica de punho como de perna.
Esta forma de enfocar o combate recolhe a idéia primitiva dos combates da maioria das artes marciais nas que ao não existir nenhum tipo de regulamento eram à morte. No aspecto técnico o Full Contact recolhe quase todas as artes marciais e esportes de luta, pois se empregam técnicas tanto de boxe como de kick boxing, boxe tailandês, karatê, etc.
Nos Estados Unidos este esporte possui uma multidão de simpatizantes e praticantes procedentes das disciplinas mais dispares. O grande campeão americano Joe Lewis (sete vezes campeão do mundo de Full Contact), foi antigo campeão de rugby americano, possui um record de 10.000 lisos, foi boina verde e é então quando começa a praticar as artes marciais, durante um ano fez boxe inglês, durante dois boxe chinês, foi semi-profissional de luta livre e praticou kick boxing no Vietnam, Japão e Tailândia onde derrotou os campeões mais importantes de ditos países.
Na Europa este esporte -conhecido há poucos anos- foi trazido por um homem do karatê tradicional da talha de Dominique Valera, campeão do mundo de karatê, dez vezes campeão de Europa, dezessete vezes campeão da França, campeão da Europa de Full Contact nos anos 76 e 77.
Com estes dois exemplos pode apreciar-se a diversidade de origem dos praticantes desta modalidade esportiva, na que os seus aditos proporcionam uma alternativa válida para os combates tradicionais com regulamentações muito limitadas, provando uma forma de combate mais próxima à realidade.
O Full Contact constitui uma janela aberta para todos aqueles atletas, praticantes de artes marciais ou não, que procuram novas dimensões e emoções às suas aptitudes psico-físicas.

Hapkido (Coréia)

No início dos tempos as Artes Marciais já eram treinadas não só pelo exercício físico dos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos. Dessa mesma forma, numa época passada, o país que hoje conhecemos por Coréia, era dividido em três reinos: Silla, Koguryo e Paekche.
Dentro dos conflitos decorrentes destes três reinos, todos tinham em comum a prática das Artes Marciais. Essas Artes continuaram sendo treinadas e desenvolvidas até os dias de hoje, sofrendo grande influência de países vizinhos como China e Japão. Uma das pessoas que teve grande influência no desenvolvimento das Artes Marciais coreanas foi Young Sul Choi.
Young Sul Choi nasceu em 1904 em Chung Buk (Coréia), órfão com poucos anos de idade, foi levado ao Japão e adotado como aluno por um dos maiores Mestres daquele país na época: Sokaku Takeda. Takeda era o grande Mestre do estilo Datoryu Aikijujutsu (praticado, conduzido e difundido até hoje, pela família Takeda). Esse estilo contribuiu também para o desenvolvimento de outra Arte Marcial japonesa, o Aikido. Após mais de 30 anos de treinamento, Choi decide retornar a sua pátria levando em sua bagagem todo seu aprendizado.
Assim, com toda estrutura já existente dos estilos coreanos, tendo sempre chutes como forte característica, mais o arsenal de Young Sul Choi, nomes de estilos vão surgindo como Hapkikwonsul, Yusul e finalmente HAPKIDO. Existem linhas divergentes quando se pergunta quem foi o fundador do Hapkido. Alguns atribuem a Young Sul Choi e outros a Han Jae Ji .
É importante dizer que Choi foi professor de Ji. Porém podemos observar a situação de diferentes ângulos . O maior estudioso de Artes Marciais Coreanas, Dr. Kimm He-Young, após anos de pesquisa nos diz o seguinte: "Podemos aceitar as duas posições dizendo que Choi acendeu o palito de fósforo, mas quem fez a fogueira foi JI".

Hoyo-Jutsu (Japão)

É a arte de amarrar uma pessoa como forma de imobilizar, apresar, etc., tanto com armadura como sem ela. Um perito nesta arte em segundos é capaz de amarrar sem possibilidade de escape.
Aumenta a dificuldade desta arte o kimono pois o oponente tem que ser controlado por chave antes de ser amarrado e não se pode perder o controle sobre ele. Hoje em dia se conservam diversas formas em variadas escolas de bujutsu, como na take-uchi-riu, com as suas formas peculiares, assim como outras muitas variações que hoje em dia se praticam e trabalham fora das escolas, principalmente no taiho-jutsu ou arte da polícia.
É típico da take-uchi-riu o uso de uma corda de dois metros e quarenta e cinco centímetros, recebendo o nome da arte dentro da escola de Torite no ho.
Dentro do bujutsu existem outros tipos de armas e ferramentas tanto domésticas como especiais; entre as que se usam estão, por exemplo: a sombrinha, que durante um período foi peça de roupa de etiqueta e, portanto, deu lugar a jutsu a uma simples tampa de madeira para uma defesa no interior de casa.
Todas estas implicam o uso da projeção do ki ou energia a um objetivo com uma finalidade defensiva. Outras são armas de especialistas, como pode ser o tetsubo ou pau de ferro de formas peculiares, o shuriken ou estrellas de lançamento, mas também como alguns que se acrescentem à katana em forma de faca pequena; outro é o kajutsu ou arte de explosivo, armas de fogo curtas e compridas em forma antiga e muitas outras.

Hsing-i Chuan (Japão)

Hsing-i Chuan (também soletrado xingyiquan) é uma das 3 artes marciais da China. Influenciado pesadamente pelos ensinos de Taoismo, é baseado nos cinco elementos: madeira, água, terra, metal e fogo.
Suas formas são baseadas nos movimentos de 12 animais, incluindo o cavalo, o macaco, o tigre, o urso, o leopardo, a andorinha, o dragão, a serpente e o falcão. Os estudantes são concebidos mais com descobrir o significado atrás dos movimentos animais do que com a imitação dos movimentos deles mesmos.
Muitos peritos acreditam as origens da data do Hsing-i Chuan no séc. 2, quando as descrições escritas de vários movimentos animais foram feitas em China. Muitos daqueles animais e de seus movimentos são ensinados ainda em classes de Hsing-i Chuan.

Hwarang Do (Coréia)

Hwarang é reivindicado por seus praticantes serem o descendente direto da arte marcial praticada por guerreiros do 6º centurião do hwarang de Coreia. O hwarang era similar aos guerreiros do samurai de Japão, mas o corpo foi composto dos meninos novos que estudaram também artes finas tais como o caligrafia, a música e a poesia.
Hwarang Do inclui retrocessos, perfurador, fechamentos comuns, etc. Os pontos de pressão golpeiam e a energia interna Joo­bang Lee do desenvolvimento são os peritos mais elevados do hwarang do do ranking no mundo.
Reivindica ser o 58º descendente no lineage da arte. A similaridade da arte ao sool do hapkido e do kuk é explicada frequentemente como sendo resultado do fato que as artes marciais numerosas perito-que mais tarde se transformariam mestres e se encontrariam seus próprios estilos se usaram treinar junto em Coreia nos anos 40 e 50.

Jeet Kune Do (China)

Esta arte marcial, cujo criador foi o conhecido Bruce Lee, tem as suas origens no Kung-fu. O mesmo Bruce conta o seu nascimento como a aplicação e a conclusão de umas idéias muito simples que podem ser compreendidas por todos.
Tanto o jeet kune do como o kung fu do qual se deriva não podem ser dissociados da vida, da que formam parte, se inscrevem e a transcendem. Baseado na teoria do yin e o yang, a alternativa entre o masculino e o feminino, o positivo e o negativo, o dia e a noite, o ativo e o passivo; o movimento pendular entre dois pólos estabelece uma complementariedade dinâmica.
A compreensão desta lei da harmonia é indispensável para quem queira progredir no caminho das artes marciais. Bruce Lee afirmava que quando um praticante de artes marciais compreende a teoria do yin e o yang não se preocupa inutilmente se deve ser suave ou duro, se contenta com fazer o preciso no momento adequado. De fato, a partir deste momento já não precisa mais de referências a um estilo, e os seus movimentos são os de todos os dias. Para evitar fixar a sua técnica e repetir desta forma o erro dos seus predecessores, Bruce renuncia a limitar-se à adoção de um estilo.
Deseja conhecê-los todos sem predileção por nenhum, selecionando em cada estilo os golpes que no seu julgamento são os melhores e os acrescenta ao seu reportório pessoal, sendo a sua clara visão das artes marciais, o que lhe permite unificá-los num todo coerente e eficaz.
O jeet kune do, cuja tradução literal é "o punho que intercepta", entre as premissas que estabelece está a de que "aprender não é imitar", não se trata de repetir o que se aprendeu de memória como se de um colegial se tratasse. Aprender é descobrir agora e sempre num processo que não tem fim. No jeet kune do não se começa por acumular conhecimentos, mas a procurar a causa da ignorância, e esta procura implica ante tudo desprendimento. Este desprendimento não é sinônimo de empobrecimento, mas o princípio de uma investigação inteletual e técnica, da mesma forma que quando se talha uma escultura, se retira ao bloco de pedra tudo o que for supérfluo, o que lhe sobra, até que aparece a obra completa na sua pura essência.
O jeet kune do é um elogio à liberdade. Não tem nenhuma regra ou classificação que permitam catalogá-lo como um método suplementar de combate. Este pensamento parece extraordinariamente moderno, dado que o reajuste permanente dos seus valores, a flexibilidade dos seus princípios, a contínua comprovação das técnicas adquiridas, desembocam numa instabilidade que engendra um dinamismo saudável.
Para Bruce Lee se requeriam uma série de qualidades tais como: coordenação, precisão, potência, endurecimento, equilíbrio, sentir o próprio corpo, boa técnica, visão acorde, velocidade, oportunidade e atitude principalmente, que trabalhadas uma a uma e em conjunto, faziam do lutador uma pessoa realmente formidável.
A música produzia nele um efeito físico, exprimindo com o seu corpo o ritmo e as suas inflexões, unindo-se à cadência cósmica que os frades de shaolin tinham compreendido e incluído nas estruturas técnicas do kung fu, através dos estilos que imitavam os ritmos naturais dos animais, como ele mesmo os utiliza para inspirar-se, transcendendo-os, adaptando-os e tornando os golpes eficazes e imparáveis.
É neste ritmo natural e num contínuo estado de fluidez espiritual que nos permite adaptar e adaptar-nos a tudo quanto acontece ao nosso redor e o que nos permite, ao não ter um estilo definido, ter todos os estilos, meta última perseguida pelo criador do jeet kune do.

Judo (Japão)

O judo foi pretendido ser um esporte marcial derivado do jujutsu. Criado por Jigoro Kano em 1880, apreciou muita popularidade como seus estudantes rotineiramente derrotados dos praticantes de outras artes marciais. Kano criou o instituto do judo de Kodokan em 1882 como o corpo governando para o esporte.
Mais tarde, foi adotado no curriculum de escolas públicas japonesas. O judo transformou-se um esporte olímpico em 1964, quando os jogos foram prendidos em Tokyo. O treinamento do judo emfatiza jogar um oponente para a terra agarrando seu corpo ou uniforme. Uma vez que para baixo, uma variedade dos bloqueadores e os fechamentos da junção podem ser usados efetuar uma submissão.
Duas porções importantes do desenvolvimento do caráter do treinamento do judo e morality-fazem a judo uma arte marcial preferida para que as crianças pratiquem.

 Jujutsu (Japão)

Jujutsu (ou o popular Jiu-Jitsu) é uma da arte marcial de guerreiros do samurai de Japão. Os pesquisadores de suas várias escolas (ryu no japonês) datam do oitavo século ao 10º século. Porque os guerreiros danificavam suas armaduras antes de entrar no campo de batalha, os retrocessos e os perfuradores tiveram pouco efeito. Conseqüentemente, os bloqueadores e os fechamentos da junção eram as únicas técnicas que poderiam atacar alvos desprotegidos como a garganta, os pulsos e os tornozelos. As armas realizavam-se em uma vez forçada no jujutsu, mas a maioria de focos modernos do treinamento no mãos nuas combatem.
Desde sua criação, o jujutsu derivou de um número de artes marcial, incluindo o judô, o aikido e possivelmente o hapkido e o Kuk Sool. É categorizado na maior parte como um sistema do auto-defesa, embora competições especial no jiu-jitsu brasileiro têm-se tornado recentemente popular.
O Jiu-Jitsu foi introduzido no Brasil por Mitsuyo Maeda "Conde Koma" a aproximadamente 88 anos atrás. Em 1925 Geo Omori fundou a primeira academia de Jiu-Jitsu no Brasil, porém, o Jiu-Jitsu no Brasil se consolidou mesmo com a família Gracie onde Carlos e Hélio Gracie irmãos foram praticamente os precursores do que é chamado hoje de Jiu-Jitsu brasileiro de eficiência comprovada no mundo inteiro. Em 1927 Carlos Gracie inaugura a segunda academia de Jiu-Jitsu no Brasil.

Kalaripayit (Índia)

Kalaripayit é uma arte marcial indiana antiga que usa batidas nos pontos de pressão, yoga e armas estranha dadas forma venosas. Seu nome significa literalmente "o treinamento campo de batalha."
Muitos investigadores teorizam que era a base em cima de que as artes marciais chinesas se tornaram porque contendo esse Bodhidharma, o monge budista chinês que ensinou no templo de Shaolin, aprenderiam o kalaripayit na Índia e transportando-o, junto com sua religião, a China.
Poucos praticantes do kalaripayit ensinam em qualquer lugar no mundo mesmo na India. Muita da arte é dita degenerada em uma dança marcial.

Karate (Japão)

A palavra Karate significa "mãos vazias" (kara - vazia / te - mãos), mas o karate (assim como outras artes marciais japonesas) ultrapassa a questão de arte marcial, e passa a ser um caminho para o desenvolvimento espiritual, sendo acrescentado ao nome a palavra "Do" que significa "caminho". Sendo assim, Karate-Do significa "caminho das mãos vazias".
O karate foi reconhecido como esporte olímpico. São reconhecidos pelo C.O.I (Comitê Olímpico Internacional) os seguintes estilos de Karate: Shotokan, Goju-ryu, Wado-kai e Shito-ryu.
As primeiras formas de auto-defesa humanas datam de aproximadamente dos seculos VI e V antes de Cristo na Índia chamada "Vajramushti" (aquele cujo punho cerrado é inflexível ). Depois, em 520 dC, Bodhidharma (Monge bodista também conhecido como "Ta Mo" em chinês ou "Daruma Taishi" em japonês), viajou da Índia para a China para ensinar Budismo no Templo Shaolin (Shorinji). Ele ensinou aos outros nomes técnicas de defesa pessoal aos outros monges. Esses ensinamentos são a base do Shaolin Kung Fu.
Durante a dinastia Ming de 1368 a 1644 aC, somente cinco monges escaparam da destruição dos templos de Shaolin. Os cinco sobreviventes tornaram-se conhecidos como "Os Cinco Ancestrais". Eles vagaram por toda China, cada um ensinando sua própria forma de Kung Fu. Muitos historiadores de hoje em dia acreditam que este fato deu origem aos cinco estilos básicos de Kung Fu: Tigre, Dragão, Leopardo, Serpente e Grou. Os chineses que emigraram para as ilhas de Okinawa criaram novos sistemas de luta baseados no aprendizado absorvido na China.
O nome genérico dado às formas de luta de Okinawa foi "Te" (que significa "mão"). Com isso, surgiram os principais estilos da época: Shuri-te, Naha-te e Tomari-te (nomes originários das cidades onde foram desenvolvidos). Sakugawa (1733-1815) ensinou Sokon "Bushi" Matsumura (1796-1893) e Anko Itosu (1813-1915), ambos do estilo Shuri-te, dando origem aos estilos conhecidos hoje como Shotokan, Shito-ryu e Isshin Ryu.
Seisho Arakaki (1840-1920), do estilo Naha-te, foi o professor de Kanryo Higaonna (1853-1916) e seu mais famoso aluno foi Chojun Miyagi (1888-1953). Foi Chojun Miyagi quem desenvolveu o estilo Goju-ryu. Tomari-te foi desenvolvido juntamente por Kosaku Matsumora (1829-1898) e Kosaku Oyadomari (1831-1905).
Matsumora ensinou Chokki Motobu (1871-1944) e Oyadomari ensinou Chotoku Kyan (1870-1945). - dois dos mais famosos professores da época. Até então Tomari-te era largamente ensinado e influenciou tanto Shuri-te como Naha-te.

Kenpo (Hawaí)

No início do século 17, duas famílias, Kumamoto e Nagasaki, trouxeram os conhecimentos de artes marciais chinesas (Shorinji Kempo) para Kyushu no Japão. Através da influência das artes marciais Japonesas o Kempo foi sendo modificado até se transformar em um dos seus estilos até hoje existentes, o Kosho Ryu Kempo .É deste estilo que a maioria dos estilos de kempo é derivada.
Em, 1921, com a idade de cinco anos, JAMES MITOSE foi mandado para Kyushu de sua terra natal, o Havaí, para estudar o que seria "a escola de artes marciais de seus ancestrais" o Kosho Ryu Kempo com seu tio, um mestre de Kempo chamado Choki Motobu. Por quinze anos ele estudou esta arte.
Depois de completar seus estudo no Japão, Mitose retornou ao Havaí e em 1936 ele abriu a academia "oficial de defesa pessoal" em Honolulu. Lá ele promoveu seis de seus alunos para a faixa preta (instrutores): Thomas Young, William Chow, Edmund Howe, Arthur Keawe, Jiro Naramura, e Paul Yamaguchi.
William Chow é o grande responsável pelo acesso da grande população ao kempo, ele tinha estudado vários anos com Mitose, mas antes tinha estudado a arte que sua família praticava, o Kung-fu. O que ele fez foi unir as duas artes, criando o que era chamado de "Chinese Kara-Ho Kenpo Karate".
Ele fez algumas inovações ao sistema, incluindo os movimentos circulares e katas que tinha aprendido com o kung-fu de sua família. Movimentos estes que formam praticamente a base do kempo de hoje. Passou a usar o termo "kenpo" ao invés de "kempo" para diferenciar sua arte da arte de Mitose. Ele usou pela primeira vez o termo Karate junto ao nome Kenpo, para que as pessoas pudessem saber que o que ele ensinava era uma arte de defesa, pois o karate era só o que a sociedade daquela época identificava como arte marcial. As pessoas não sabiam o que era Kara-ho ou Kosho-ryu mas sabiam o que era Karatê.
Em 1949, Chow tinha atraído um número grande de alunos, um de seus melhores alunos era um nativo Havaiano chamado Edmund Parker. Ed Parker, como era conhecido, recebeu sua faixa preta em 1954 e em 1964 promoveu seu primeiro campeonato se tornando um nome muito famoso nos Estado Unidos ensinando sua arte para pessoas como Elvis Presley e Steve Mcqueen.
Ed Parker aperfeiçoou , refinou e definiu as técnicas do Kara-ho kenpo e criou seu próprio estilo o Ed Parker’s Kenpo Karate ou American Kempo. Sua principal característica é um fluxo veloz e fulminante de golpes a fim de neutralizar rapidamente o agressor.
Atualmente o Kenpo é a arte marcial mais praticada nos Estados Unidos e amplamente difundida em vários outos países, inclusive na América do Sul. No Kenpo não existem competições, pois devido a eficiência e a potencialidade de causar ferimentos graves, muitas de suas técnicas teriam de ser excluídas.
A principal meta do Kenpo é desenvolver o autocontrole e a autoconfiança do praticante, gerando assim força interior e equilíbrio. Os treinos são cooperativos, respeitando a individualidade de cada aluno e desenvolvendo não só o seu físico mas sim o seu espírito e caráter.

Kickboxing (Ocidente)

Kickboxing é um esporte marcial moderno que combine as técnicas da mão do boxing ocidental com os retrocessos das artes marcial asian.
Embora possa ser usado para a auto-defesa, é primeiramente um esporte do anel. As legendas de kickboxing, a maioria de quem se levantou ao status da estrela nos anos 70 e nos anos 80, incluem a conta " Superfoot " Wallace, Benny " o jato " Urquidez, Don "o dragão", Wilson e Dennis Alexio.

Kombato

O Kombato nasceu exclusivamente por causa do aumento da violência nos grandes centros, especialmente Rio de Janeiro. Daí, Gustavo, acredito que o release abaixo poderá ajudá-lo na matéria.
Kombato é a forma mais moderna de defesa-pessoal. Foi desenvolvida nos anos 90 para as forças de segurança e militares por um grupo especializado dedicado à pesquisa e ao aperfeiçoamento da técnica de defesa pessoal desarmada e armada. Seus membros são mestres de artes marciais, e também são instrutores de empresas de segurança e militares.
A arte tem como objetivo preparar, NO MENOR TEMPO POSSÍVEL, um cidadão comum para transformá-lo em alguém que possa defender-se de todos os riscos da violência, na medida correta que esta exige. Kombato é a única Arte Marcial baseada em estatísticas, em vez de suposições - é ciência aplicada às artes marciais! O Kombato é um descendente direto de diversas lutas de origem militar, sendo a sua filosofia mais diretamente relacionada ao Defendo original (a primeira luta militar, desenvolvida por W.E. Fairbairns), SAFTA, Lynxx (H2H dos Seals Americanos), LINE (dos Marines Americanos).
O Kombato contém elementos aperfeiçoados de Modern Defendo, Hisardut (de Israel), San Chou (do exército da China) e Sambo Militar da Rússia. O Kombato está sendo continuamente aperfeiçoado em Instituições militares, empresas de segurança e guarda-costas. Toda a filosofia do Kombato é diferenciada - não atrelada a regras ou a tradições. A cada 2 anos o currículo vai sendo modificado, baseado no feedback dos alunos. A experiência dos alunos é muito enriquecedora.
Como o Kombato se relaciona com as outras artes marciais?
Como todas as lutas de origem militar, 30% dos movimentos vem de outras lutas, aperfeiçoamos e incluimos movimentos que nós desenvolvemos. Os demais 70% nasceram com a experiência. O que nos interessa é preparar o aluno para enfrentar a violência - por isso não importa de onde a técnica veio.
Qual a diferença do Kombato para as outras artes marciais?
O Kombato de utiliza de todas as armas do corpo humano (mãos, pés, dentes, cabeça, cotovelo, joelho etc) , armas como bastão, faca e objetos do dia-a-dia (canetas, latas, cadeiras etc) para que o praticante possa se defender de todas as formas possíveis. Não pode haver nenhum tipo de restrição quando se fala em risco de vida. Além disso, linguagem corporal, para reconhecer uma agressão antes dela acontecer é um estudo importante.
Nós temos diferenças bem claras e evidentes:
1. Nós temos a meta de Defesa-Pessoal e somente isso. Não existem campeonatos, nem nada semelhante - usamos de todas as técnicas possíveis para ensinar ao estudante de Kombato a maneira mais veloz e eficaz para permanecer vivo nas ruas das grandes cidades.
2. Usamos de técnicas de Meditação, das mais antigas as mais modernas, para ensinar aos alunos como mudarem de um estado pacífico para um agressivo na hora que for necessário, e poderem pensar enquanto estão em situações de risco.
3. Ensinamos técnicas de fuga, e de como proteger seus amigos e parentes da forma mais eficaz.
4. Todos os alunos são colaboradores - a experiência pessoal do aluno com a violência ou sua experiência passada com outras artes marciais são informações bem-vindas. Nós aproveitamos muito o conhecimento alheio.
5. Em vez de nos atermos a manter uma tradição de 50, 100 ou 500 anos, como a maioria das artes marciais, nos preocupamos em nos renovar, com novas técnicas, cada vez mais eficientes. Não nos preocupamos se devemos usar ou não técnicas de outras artes. Sempre estamos atrás de novas técnicas, não importando de onde venham. Afinal, a violência sempre tem novas formas - e para uma técnica de Defesa-Pessoal ser eficaz, devemos ter sempre respostas novas e adequadas
6. Não fazemos a cabeça dos praticantes para serem seguidores - fazemos a cabeça deles para eles serem líderes, e também para colaborarem com o grupo. Isto faz toda a diferença. Em vez de haver um ambiente competitivo, temos um ambiente colaborativo - desta forma, as aulas se tornam agradáveis, e as técnicas cada vez melhores. Os KOMBATENTES, praticantes de Kombato são líderes, e não seguidores - e isso é percebido logo no início do treinamento.
7. Não fazemos doutrinas bobas do tipo: "Se você treina conosco, não pode fazer a arte marcial X", como muitos Mestres e Instrutores de artes marciais fazem. Nós aceitamos e em alguns casos INCENTIVAMOS as alunos a fazerem outras lutas, para poderem trazer para nós novos conhecimentos.
8. A organização se baseia em todos os problemas políticos que nós três enfrentamos como Mestres, e não queremos por isso, que nossos Instrutores enfrentem.
9. Nós procuramos preparar as pessoas para enfrentar a violência no MENOR tempo possível, ao invés de preparar a pessoa depois de 10 anos de treinamento.
10. Não temos segredos para os estudantes de nossa arte. Isso é um conceito contrário ao ensinado em muitas artes marciais, mas é legítimo no que concerne Defesa-Pessoal. Se um segredo pode salvar a vida de alguém, isso não deveria ser segredo - essa é nossa filosofia.
O que alguém deve ter para aprender Kombato?
Inteligência e vontade de viver!

Kung Fu (China)

Hoje em dia há muitas discussões entre pesquisadores e historiadores sobre como e quando teria surgido essa arte marcial, e quem a teria criado. Eu particularmente tenho uma teoria de que a origem das artes marciais esta em tempos muito antigos.
Em épocas remotas as antigas tribos já utilizavam diversas técnicas de ataque e defesa, com ou sem armas, e que eram utilizadas em guerras tribais e também na caça. A partir do momento que o homem passou a utilizar seu próprio braço para defender-se de uma paulada na cabeça, esquivar-se de um ataque desferido com alguma arma primitiva, batendo e tentando estrangular seu adversário com as próprias mãos.
Mesmo sem saber, eles estavam criando (de maneira grotesca, claro) o que no futuro seria a arte marcial. Com o passar dos tempos essas técnicas foram sendo aprimoradas e desenvolvidas, até que um dia se tornaram a arte marcial como a conhecemos hoje. Muitas dessas artes desapareceram juntamente com as civilizações que as criaram, outras sobreviveram até os nossos dias, entre elas a mais antiga e importante o Kung Fu Wu Shu Chinês. Enquanto não se chega a um consenso comum vamos nos basear em fatos históricos para que possamos ter um ponto de partida.
Historicamente falando alguns pesquisadores afirmam que o Kung Fu Wu Shu, foi mencionado pela primeira vez na China pôr volta de 2700a.c. Essa arte teria sido utilizada pelo exercito imperial para combater rebeldes que se recusavam a cumprir ordens imperiais.
Segundo esses historiadores, os registros encontrados descrevem varias batalhas com dados precisos de acontecimentos , nomes e lugares. O exército imperial teria facilmente acabado com os revoltosos utilizando técnicas de combate até então nunca vistas.
Essas técnicas imitavam os gestos dos animais e era incrivelmente eficaz com as mais diversas armas. Essa arte passou a ser conhecida como Kung Fu Wu Shu. Existem muitos outros relatos que apontam para diferentes épocas e acontecimentos igualmente importantes e que fazem parte da história dessa maravilhosa arte marcial, mas que não cabe aqui entrarmos em maiores detalhes devido a grande quantidade de informações. Limitamo-nos a este por ser o mais antigo encontrado. Baseados em todos esses relatos podemos afirmar que o Kung Fu é a arte marcial mais antiga que existe e sem duvida base inicial de onde surgiram os principais estilos marciais existentes nos dias de hoje. A palavra "KUNG-FU ", pode ser traduzida como "praticante de uma arte". Como por exemplo: Um marceneiro, um sapateiro, pintor , etc. Já a palavra "WU SHU" tem um significado mais apropriado para a arte marcial. Pode ser traduzida como "manuseio do conjunto militar".
O termo KUNG-FU ficou muito conhecido aqui no ocidente graças aos inúmeros filmes de Hong Kong que utilizavam essa palavra para designar a arte marcial chinesa e também a Bruce Lee, que ficou mundialmente famoso como o "REI DO KUNG-FU".
Existe uma variedade muito grande de estilos de Kung-Fu provenientes de diversas regiões da China. Nesses estilos encontramos uma infinidade de técnicas marciais de combate que utilizam desde um simples golpe com um dedo até a mais sofisticada técnica de controle da energia interior (o C'hi Kun), capaz de curar ou mesmo matar um homem com um simples golpe.
São inúmeras as armas utilizadas no kung-fu a grande maioria delas desconhecidas dos ocidentais. Podemos dizer que o Kung-Fu esta dividido basicamente em duas escolas:
-ESCOLA INTERNA: O Tai Chi Chuan é um bom exemplo dessa escola. É caracterizada pela suavidade dos movimentos . Visa saúde física e harmonia energética com o universo.
- ESCOLA EXTERNA: Caracterizada pela agilidade e força física dos movimentos. Nessa escola encontramos os diversos estilos baseados em animais ou não, grande utilização de armas brancas diversas, e uma infinidade de técnicas de combate corpo a corpo.
O Kung Fu é hoje uma das Artes Marciais com o maior número de praticantes no mundo e seus adeptos esperam ansiosamente pela decisão do C.O.I (Comitê Olímpico Internacional) em aceitar o Kung Fu como modalidade Olímpica.
Nada mais justo para uma arte milenar tão bela ,tão popular, e que vem encantando milhões de pessoas nesses milhares de anos de sua existência.

Kyudo (Japão)
"
O significado dos carateres que o formam é claro, "a via ou caminho do arco". É de todos os "budos" japoneses o mais meditativo, dando no ritmo uma enorme importância à respiração. É também o que melhor permite o afastamento do ego da própria arma, permitindo uma melhor interiorização e quando se pratica num doyo, o ambiente é de uma extraordinária paz interior e exterior.
Historicamente, o arco nasce aproximadamente faz uns três mil anos, sendo nas suas origens primitivas de uma única peça ou corpo. Faz uns mil anos, o arco japonês apresentava diferenças fundamentais com os arcos chineses ou mongóis e ainda com os ocidentais; se diferença na sua assimetria, não se empunha pelo centro, mas no terço inferior, permitindo o tiro a pé ou a cavalo.
Além disso se torna composto, isto é, se uniram dois ou mais pedaços estendidos de bambu, com tira de madeira, aumentando a sua potência e muda o seu corte sendo um trapezóide. As flechas, geralmente de bambu, atualmente se usam metálicas, em ocasiões possuem formas variadas na sua ponta de guerra, embora hoje dia não sejam muito usadas, dado que geralmente a sua ponta de tiro possui as formas ovaladas e lanceoladas.
No emplumado existem variações, pois uma flecha de tiro o leva no seu extremo posterior, mas a flecha de prática para o tiro contra um markiwara carece dele, evitando-se distrações e dificuldades na iniciação ou prática, ao achar-se o praticante à distância de um arco do makiwara não supõe desvantagem, se a denomina bo. Possuem, no Japão, tanto o arco como a flecha, uma significação quase sagrada, sobretudo no sintoísmo, desde tempos ancestrais. Os primeiros passos da antiga nobreza japonesa eram dirigidos através do estudo do arco a pé e a cavalo, com o da espada e o jujutsu.
Para completar a sua educação o arco era parte do "kunshi no michi", caminho do cavalheiro. O arco, hoje em dia, possui de 2,21 a 2,27 metros de comprimento, a flecha se mede estendendo o braço esquerdo à altura do ombro com os dedos estendidos, a partir da noz até o extremo e acrescentando dois ou três dedos para cada pessoa. Outro elemento imprescindível é a luva, esta se usa apenas na mão direita no tiro a pé; em "yabusame", tiro a cavalo, a luva é dupla, uma em cada mão.
No polegar da luva vai um anel de corno ou de jade, com uma ranhura à que se engancha a corda do arco e que permite uma soltura limpa em mãos de um perito. No Japão existem os graus distribuídos em kyus ou aprendizes e Dan ou peritos, como em todos os "budo". A aprendizagem se realiza em diversos dojos ou lugares onde se aprende o caminho, encontrando-se o ensino com variações entre escolas diferentes; um exemplo delas é a escola cerimonial de arcaria, chamada ogasawara, é a mais conhecida e praticada no Japão atual, se bem coexiste com outras escolas de tipo militar, como a heki, onde a tensão é rápida e a ação de levantar o arco é de baixo para o alvo, sem ultrapassar o ombro.
Outra das escolas mais antigas é a chya-kurin ryu, da que fica um único mestre em todo Japão, é o mestre Sagao Endo. No lançamento existem duas formas: em pé e ajoelhado, apoiando o peso corporal sobre o joelho e o outro pé. A distância normal de tiro é curta ao princípio da prática, no makiwara, conforme o compriemnto de um arco até o kyudoka ou no espelho para corrigir e aquecer, passando depois ao campo; geralmente possui uma distância de 27 metros entre o atirador e o alvo chegando alguns até os 115 metros.

Muay Thai (Tailândia)

O Boxe Tailandes (Muay-Thay) é uma defesa pessoal que foi desenvolvida e testada na Anciente Warriors Tailandia. E hoje é também um dos esportes mais praticados na Tailândia. No Muay Thay há quatro componentes básicos: Socos, Chutes, Joelhadas e Cotoveladas.
A pratica de Muay Thay se difere muito dos outros estilos de artes marciais, como o Karatê e o Taekwondo, pois o que é ensinado é treinado no ring. Na Tailândia, este esporte é passado de pai para filho, e muitos aprendem no exército. Os praticantes começam na maioria das vezes entre 5 e 7 anos de idade. Este treino intensivo promoveu os boxers tailandeses como os principais dominantes desta técnica, a Holanda ficando em segundo lugar.
Geralmente os lutadores de Muay Thay da Tailandia costumam iniciar seus treinamentos muito cedo e terminando somente ao anoitecer, devido a intensidade dos treinamentos e lesões provocadas pelas lutas que geralmente são extremamente violentas.
Os lutadores profissionais de Muay Thay não possuem uma vida longa como lutadores, sendo obrigados a abandonarem os Rings ainda muito jovens, entre 25 e 30 anos de idade. Costumam dizer que o estilo do Muay Thay é superior à outras lutas que se realizam em pé, e que somente os lutadores de chão são mais eficientes,
O Muay Thai se diferencia de outras formas de Kickboxing pelo uso de joelhadas e cotoveladas, este arsenal é temido por Kickboxers em todo o mundo.

Ninjutsu (Japão)

Para a povoação japonês e mais tarde para tudo o mundo se difundem umas lendas de façanhas estranhas sobre uns homens e mulheres que por necessidade e profissão vão dar a Japão o cetro no referente a espionagem em todas as suas ramas: informação, contra-informação, sabotagem, etc.; estes são os ninjas, preparados a partir de meninos, na sua mais tenra idade, com um treinamento físico e mental duríssimo chegam a criar tal clima de terror no inimigo que nenhum senhor ou daimio podia permitir-se o luxo de não tê-los ao seu serviço, tanto em guerra como em paz para a sua própria proteção e a do seu território.
Parece ser que a arte do espionagem foi tratado já num livro chinês, Sun-tzu, cujo autor foi Sun-wu do 500 ao 300 antes de Jesus Cristo. Introduzido no Japão no século VI depois de Jesus Cristo pelo príncipe regente Sotoku, empregando agentes secretos em assuntos de tipo político-civil, com a idéia de conseguir conhecer a verdade entre duas partes em disputa.
Durante quinhentos anos esta arte do ninjutsu se desenvolve, geralmente, através dos "yama-bushis" ou "guerreiros da montanha". Mais tarde se lhe incorpora uma nova ciência: o "myodo", (ar-te da adivinhação e ciência astrológica), que supõe um novo passo adiante. Em 1185 o clã genyi, rival do heike, mantém relações com os "yama-bushi", introduz o ninjutsu entre os seus bushi ou samurai para defender-se do inimigo heike e dos ainos da fronteira.
A metade do período heian, o ninjutsu alcança a sua forma fundamental, que contínua até hoje em dia. Em Higa (atual prefeitora de mie) e sob o domínio do clã hatTori, cujos membros eram ninjas por aprendizagem com Yama Bushi e ascetas, estabelecem a escola higa de ninjutsu, dela o mais famoso, Hansho HatTori, que foi espia militar de Tokugawa, antes de que este alcançasse o shogunato e Genji Yoshitsune estabelecem uma escola de ninjutsu em Kisto.
A partir do ano 1200 a 1336, na época dourada da arte, que continuará durante os quatro séculos seguintes divididos em duas escolas principais: escola higa de ninjutsu, depende dos clãs hatTori e oe; escola koga de ninjutsu, nasce de mais de cinquenta famílias de ninjas nessa província ao norte de Edo (Tóquio). Outra escola é a kusanogui ryu de ninjutsu, nasce no 1300, fundada por Masahige Kusanogui. Escudo de higa-ninjutsu, escudo koga-ninjutsu. Outra delas é fundada pelo mestre Eishichiro Okuse, século XVIl.
No período tokugawa entram a formar parte da polícia, criada por este e em ocasiões agem como agentes secretos, ficando proibidas as práticas da arte, sob pena de morte. Com a unificação do Japão, aparece a decadência da arte, embora com o uso dos ninjas como polirias ou agentes secretos oficiais do governo central; alguns alcançam a nobreza, sobretudo os dirigentes dos clãs e chegaram sendo daimio ou senhores de províncias.
Na história moderna se diz e julga que alguns ninjas prepararam aos agentes secretos e espias antes e durante a II guerra mundial, atuando como especialistas para o exército e a armada e ainda para o serviço secreto japonês durante esse período histórico.
Mentalmente eram preparados no uso de uma interpretação peculiar dos cinco princípios: céu, terra, água, madeira, metal, que num ciclo fechado alguns vencem a outros e por sua vez são vencidos por outros como formas lhes permitiam enfrentar-se às suas necessidades. Fisicamente o treinamento começava a uma idade precoce, quase ao começar a andar, continuando ao longo de toda a vida; este era tremendamente espartano, duro, controlado de perto e amplo na sua formação.
Mentalmente o treinamento eram totais para permitir-lhes sobreviver ou guardar o secreto da sua arte e missão se eram capturados, ou permanecer longo tempo imóveis ou em difíceis posições, submetidos a temperaturas extremas ou às dificuldades próprias da sua condição ou missão.

Njutsu (Japão)

Tecnicamente o estudo da arte lhes levava sendo especialistas em armas normais na sua época, mas com um uso ou aplicações não normais, assim como no das armas e ferramentas específicas da sua profissão. Esclarecemos algo disto:
BUJUTSU:
- KEN JUTSU E TAI JUTSU: uso da espada.
- KYU JUTSU: Uso do arco e a flecha.
- YARI JUTSU: Uso da lança.
- BISENTO-ALABARDA : curta, com faca crescente.
- BO JUTSU: arte do pau.
- KUSARI GAMA JUTSU: arte da foice japonesa com cadeia e bola.
- KUMI UCHI: Combate sem armas ou jujutsu.
ARTES ESPECÍFICOS:
- Arte de água: Nadar, flutuar, mergulhar, etc.
- Punhos ou braços de metal.
- Escalas: Corda, bambu, combinados; gancho com corda, etc.
- TEPPO JUTSU: Mosquete, pistolas, canos de madeira, etc.
- ILUMINAÇÃO: bengalas, candeeiros, velas, etc
- PÓS LANÇADOS: Cegadores, tossígenos, etc.
- QUÍMICAS: Ácidos, medicinas, venenos, pólvoras, etc.
SHURIKEN JUTSU - Objetivos lançáveis:
- ovos especiais.
- Bo shuriken.
- Kuruma shuriken.
- Tsubuta de pedra, etc.
MIMETIZAÇAO; CAMUFLAGEM; DISFARCE:
- em cidade.
- no campo.
- no bosque.
- no castelo.
- na casa.
- na multidão, etc.
Um exemplo disto o possuímos na divisão que realiza do item o fogo na escola de Eishichiro Okuse, que lhe divide em 6 categorias: 1.° Sinais de fogo, 2.° tochas, 3.° bombas de fumo, 4.° bengalas, 5.° bombas (sons), 6.° bombas incendiarias.
Outro tanto acontece com uma arma mortal, o arco para o ninja se volta pequeno, portável, ocultável ou dissimulável, dobrável, com o qual poder lançar flechas explosivas, incendiarias ou envenenadas.

Pa Kua Chang (China) "

Podemos transcrever a palavra pa kua como oito trigramas e chang como luta (literalmente palma). Vamos dar uns quantos dados sobre o desenvolvimento do boxe dos oito trigramas. O pa kua é um dos três grandes sistemas do boxe chinês da rama interna "nei chia". Está baseado na idéia esotérica do ancestral I-ching ou Livro das mudanças ou transformações, este livro conforme os anais chineses deve ter mais de três mil anos de antiguidade, e os seus oito primeiros diagramas correspondem aos oito trigramas do pa kua.
A idéia do I-ching é a de que nada permanece estático, dado que no universo tudo sofre contínuas transformações por meio das energias do yin e do yang, seguindo basicamente oito direções fundamentais, os oito trigramas.
Cada trigrama em pa kua corresponde a uma determinada maneira ou direção de mover a palma, para desequilibrar a diferença ou libertar-se da sua presa. A origem do pa kua pode ser encontrada na Idade Média chinesa, mas não é até o século XVIII que são codificadas e unificadas as técnicas pelo grande mestre fundador Tun Hai-Chuan. Conta-se do mestre que participou em famoso combate que durou três dias com "a divina mão cruzada" o diretor da escola sing i, depois destes nenhum resultou vencedor tornando-se amigos e intercambiando-se os alunos conforme fossem dominando as suas respetivas técnicas.
A partir de então, os dois sistemas se costumam ensinar conjuntamente (no entanto foi o mestre Suen Lu Tang o que terminou de fundir ambos sistemas junto com o tai chi chuan). Os exercícios de pa kua se executam sobre um círculo imaginário de 2,5 metros ou 3 metros de diâmetro, todos os movimentos são circulares, e a cada movimento corresponde uma mudança de posição de braços, mãos, pés e cintura, às vezes simultaneamente, em diferentes direções, pelo que os movimentos são extremamente complexos.
Quando são dominadas as séries em contato se passam a efetuar exercícios por pares nas que se estuda a maneira de bater os pontos vitais, depois de ter destruído a posição de equilíbrio do contrário (puxando, empurrando, torcendo, etc.) e pondo no golpe a energia cósmica ou chi, também se utilizam várias maneiras de derrubar o adversário e inclusive deixá-lo sem sentido pressionando os pontos vitais.
No entanto, o pa kua é um sistema basicamente esotérico e aplica o 90 por 100 ao esforço no desenvolvimento da harmonia do movimento, o controle do chi, o perfeito domínio da técnica, e a compreensão das leis e princípios do universo. Relegando a segundo plano o aspecto de arte marcial.
Tudo sem perder nenhuma de eficácia, pois o controle do chi e a harmonia do movimento proporcionam uma força interior inusitada. SEM I PAI: Também conhecido como hsing i lu ho chuan ou i chuan, esta escola se baseia na ação simultânea do pensamento e movimento, sing (ação) i (vontade) sing i ação da vontade, ou boxe da mente.
O estilo remonta à primeira metade do século XVII, e foi criado por Kuo Yuen Shen (a divina mão cruzada) seguindo os preceitos do grande mestre do nei king (arte interna) Chi Lung Feng (século XVII). O estilo continua evoluindo, até que no século XIX quase todas as escolas de sing i se fundem com as do estilo pa kua sob o comando do Sifu Suen Lu Tang.
O estilo está construído conforme a observação direta da natureza e se baseia nas transformações e propriedades dos cinco elementos: água, fogo, terra, ar e éter (chi), cada elemento se corresponde com uma cor, uma víscera do corpo humano, e uma atitude de combate copiada dos cinco animais básicos: tigre, dragão, cavalo, serpente, ave.
Neste sistema utiliza-se principalmente a força vertical para neutralizar um ataque, isto é , ao invés lugar de bloquear, esquivar ou atacar lateralmente se avança ou se retrocede mais de frente, e se briga de frente, com ataques mais diretos e bloqueios mais simples que no pa kua, as posições são menos forçadas, mais naturais, e é de importância fundamental neste sistema o estudo dos deslocamentos e bloqueios levados à prática com grande velocidade e relaxação junto com o controle do chi, e os ataques aos pontos hiper-vulneráveis da anatomia.

Pentjak Silat (Indonésia)

O Pentjak Silat (chamado também Silat) é uma arte marcial indonesiana cujas as habilidades originais possam datar do séc. 6. Não foi refinado provavelmente como uma arte marcial verdadeira, entretanto, até o séc. 10.
Relaciona-se pròxima ao Bersilat, seu primo de Malaysian, que data do 10 século. Silat emfatiza fechamentos comuns, varreduras, desmontes, e a mão e o pé golpeiam dos ângulos e dos sentidos inesperados.
Estas técnicas são visadas frequentemente os pontos os mais fracos do corpo. As armas jogam um papel importante no combate e no treinamento do silat. A instrução envolve frequentemente o desempenho de danças indonesianas tradicionais.

Sambo (Rússia)

Sambo ( também soletrado Sombo) é uma arte russa moderna do combate que emfatiza desmontes, fechamentos da junção. Alguma reivindicação foi influenciado pesadamente pela arte Khok Armenian; outros dizem que está derivado de wrestling e de judo populares indígenos.
Duas variações da arte são ensinadas atualmente: o sambo do esporte, que inclui na maior parte grappling técnicas (mas não as bloquear); e sambo do combate, que abrange grappling e golpear. Os praticantes desgastam um uniforme original (chamado kurtka), que seja usado freqüentemente agarrando e jogando.

Savate (França)

Conhecida como Boxe Francês, é uma arte marcial da França, que surgiu por volta de 1790 (mais precisamente no séc. 18). Savate significa "sapato" ou "bota", e era também o termo usado pelos parisienses vadios (lutadores de rua) que usavam, agressivamente, todas as partes do corpo como armas (principalmente os pés, dirigidas aos pontos vitais do adversário). O Savate não foi criado por uma única pessoa não, teve participações de muitas pessoas ara criar esse estilo, entre essas pessoas, Michel Casseux, o qual criou a "Teoria da Savate", onde Casseux classificara a arte em 15 divisões de técnicas de pé ou bota e 15 divisões de bengala ou bastão.
Lecionando aos ricos e nobres, Casseus conseguiu popularizar o Savate, derrubando a idéia de que esse sistema só servia para os marginalizados. O interesse pelo Savate começou a se espalhar pela Europa, atingindo também a sua popularidade nos Estados Unidos. O Savate sofreu algumas mudanças (causadas pela derrota de Charles Lecour, o melhor aluno de Casseux, por um lutador de Boxe, chamado Owen Swift), como a fusão das técnicas inglesas de luta de punho por volta de 1845.
O Boxe visa o ataque com braços e punhos, enquanto o Savate visava as mãos como defesa. Lecour percebeu que os franceses estavam na desvantagem pelo uso das mãos, e que os ingleses só viam as pernas como recursos de avanço e recuo, o qual começou a combinar o Boxe com a Savate, até chegar no Boxe Francês. Em 1899, Joseph Charlemont escreveu vários livros nos quais codificou e aperfeiçoou os métodos do Savate. Ele dava muita impôrtancia a precisão dos chutes e conseguia controlá-los a ponto de chutar uma janela e tocar o vidro sem quebrá-lo.
Durante o curso deste século, oSavate vem sendo praticada por todos. Foi ensinada nas forças armadas francesas, e escolas foram abertas na Bélgica, Suíça, Itália e Alemanha. Em 1924, o Savate foi um esporte de demonstração dos jogos Olimpicos de Paris. Hoje, o Savate é praticado internacionalmente por homens e mulheres, e o campeonato mundial acontece a cada dois anos.
Técnicas Básicas:
Na savate existem 4 categorias básicas de braços (ou soco):
- Jab's e Diretos ("les directs")
- Cruzados ("les crochets")
- Ganchos ("les uppercuts")
- Swing ("les swings")
Estes golpes podem ser desferidos tanto na linha da cabeça quanto na linha de cintura do adversário. Existem também 4 categorias básicas de pernas ou chutes:
- Baixo ("pied bas")
- Lateral ("pied chasses")
- Circular ("pied fouettes")
- Inverso ou Giratório ("pied en revers")
Porém, estes golpes podem ser desferidos em 3 linhas distintas de ação, ou seja, podem atingir o adversário em três diferentes ângulo ou altura, com golpes em linhas alta, média e baixa, oferecendo uma grande variedade de golpes diferentes. Os chutes desferidos nas linhas média e alta são produzidos com a perna de sustentação reta, e por outro lados, os chutes na linha baixa são usados com a perna de sustenção curva.
O quadril é colocado "de lado" em relação ao oponente em todos os chutes exceto os chutes frontais, nos quais os quadris ficam de frente para o oponente.

Shootfighting (Japão)

Shootfighting é um esporte marcial eclética do japonês moderno. Suas técnicas foram influenciadas extremamente pelas habilidades de grappling da submissão ensinadas pelo wrestler (praticante de wrestling) americano e legendário Karl Gotch, quando visitou Japão.
As variações incluem shootwrestling, shootboxe e pancrase. Todos são ensinados primeiramente como esportes do anel, e seus campeonatos atraem freqüentemente multidões grandes no Japão.
As regras permitem retrocessos, batidas da mão, desmontes, derrubadas à terra.

Shuai Chiao (China)

O Shuai Chiao ( também soletrado Shuai Jiao) é sabido como a arte wrestling e jogando na China. Se determinados registros históricos deverem ser acreditados, pode ser um dos estilos os mais velhos na existência, com suas raizes que vão para trás uns 2.000 a 3.000 anos. A estratégia do chive de Shuai incentiva estudantes usar a mão e o pé golpeia para amaciar acima de um oponente, a seguir move-se dentro para um quebramento.
Ao contrário do judo, onde as amortecidas podem geralmente ser feitos para diminuir o impacto de uma queda, o Shuai Chiao ensina estudantes travar os membros antes de jogar, que intensifique o impacto. O Shuai Chiao foi popularizado por Chang Dung­sheng, um mestre chinês.
A arte é praticada atualmente na Ásia e nos EUA.


Sumo (Japão)

Uma das artes regulamentadas a partir da antiguidade e hoje em dia um dos espetáculos e esportes mais populares e representativos do Japão, despertando adições e paixões entre os praticantes por cada escola ou sumoTori (lutador).
Historicamente, parece ser que nasce com um entroncamento geral no yu-yutsu ou arte da flexibilidade, mas no confronto que realizaram Nomi-No-Sukune e Touma-NoKehaya perante o imperador, e a requerimento deste, acabando o combate perante um keri de nomi que derribou a Touma-No-Kehaya, e estando este no chão pisou tão fortemente que lhe causou a morte; este combate está relatado no livro Nihon syoki, escrito no século VlIl depois de Cristo, a partir de então se separam o somou e o yu-yutsu ao regulamentar-se os combates entre sumu-Toris na época edo.
Na época heian (século VIII ao século Xll), cada ano no palácio do imperador se celebravam torneios de somou. Atualmente, de quatro torneios anuais passou a realizar seis de uma duração de quinze dias, que atraem por igual a jovens, maduros e anciãos de um e outro sexo em tudo o país.
Tecnicamente dois oponentes tratam de derribar a diferença, obrigando-lhe a tocar o chão com qualquer parte do corpo que não sejam as plantas dos pés ou bem puxá-lo do círculo no que se realiza o confronto.
Tudo isso supervisado por um árbitro único principal e assessorado por dois grupos de juízes, um de cada equipa, o do Este e o do Oeste. Depois da cerimônia de apresentação geral dos lutadores de dois em dois, se vão enfrentando depois de executar o ritmo de purificação pela sal lançada ao ar.
Existem técnicas de derribo que começam ao enganchar-se pelo cinturão da única peça de roupa que levam cingida às ancas, mas ao iniciar-se o combate a partir de uma posição de shiko-dachi muito abaixo, com os punhos no chão, se lançam um contra outro e com a técnica de harite, em parte semelhante à técnica de shotei de karatê ou a uma série de bofetadas, procuram o derribo saída do oponente, de ambas as formas pode conseguir-se o triunfo GRAUS OU CATEGORIAS NA ARTE YONO KUCHI: Entra como servidor na escola para aprende as normas da escola e começar a aprendizagem técnico:
YU RYO: Três anos mais tarde arranja o cabelo dos superiores em grau e contínua a sua aprendizagem.
MAE-GASHIRA: possui ao seu cargo no ensino a dois yomo kuchi e possui um cabeleireiro, pode levar um avental com o seu nome que lhe regala o seu patrocinado.
SEKI WAKE: com os mesmos privilégios, mas maior ordenado e categoria social. OOZEKI: na atualidade só podem sê-lo quatro pessoas em todo Japão e a sua categoria não é fixa, pois perdendo duas temporadas abaixa a seki wake.
YOKO ZUNA: apenas quatro pessoas em tudo o Japão, se perde com freqüência não perde categoria, mas si deverá repuxar-se.
Em cada competição costumtendo três tipos de prémios: o primeiro ao campeão, um segundo ao mais técnico e um terceiro a casos especiais, por exemplo: Derribar um de categoria superior ou vencer a dois ou três da sua mesma categoria.
A sua vida é dura e o treinamento é contínuo, com um regime alimentício especial, para manter o peso e a técnica ao máximo possível.
A beleza deste espetacular esporte no seu próprio marco é algo que uma vez visto nunca se esquece, sendo a sua cerimônia final o yumi Tori-shiki ou cerimônia do arco, no que um sumo Tori executa um ritual de purificação final com um arco nas suas mãos.

Tai Chi Chuan (China)

A origem do tai chi chuan (ou tai chi) se perde na noite dos tempos, e a sua criação se atribui a um personagem quase legendário, o monge Chang Sang Feng. Conta a lenda que retirou-se o taoista à montanha de Wu-Tang (morada dos deuses e dos imortais) e que no seu retiro foi interrompido nas suas profundas meditações pelo ruído produzido pela luta entre uma gralha e uma serpente.
A serpente se retorcia e esquivava todas as picaduras da gralha, esta por sua vez se defendia levantando e abrindo as suas asas, neste transe o eremita compreendeu como "o mole vence o duro", a ágil serpente era capaz de neutralizar a força do bico da gralha. Com esta lição da sábia natureza Chang Sang Feng criou os primeiros movimentos do tai chi chuang.
A PRATICA DO TAI CHI:
O tai chi se compõe basicamente de uma cadeia lenta e uniforme de movimentos circulares feitos com suavidade, relaxamento e agilidade, acompanhados de um vácuo interior (wu-wei), todas estas caraterísticas e condições específicas permitem o fluir do impulso vital (chi), o prana dos hindus, com o conseguinte aumento da consciência e da longevidade.
Enquanto se desenvolve o movimento se deve tentar "sentir conscientemente cada parte que se move em harmonia com a unidade que o controla". Todos os movimentos devem ser naturais, todo movimento forçado é incorreto, dado que qualquer tensão coibe a canalização do chi.
Se pratica principalmente uma tábua ou exercício em solitário para o controle da energia interna, e em fases posteriores se passa a estudar o tui shou ou mãos empurradoras, que é um exercício de duas pessoas e que treina o estudante a não perder o contato com as mãos do seu oponente.
xistem outras técnicas superiores, como o ta lu ou arte de desequilibrar a diferença e o san shou ou combate livre que treina o praticante nas inesperadas situações da defesa pessoal; por último, se estudam formas com armas, como a espada de duplo fio, o sabre de um fio ou o bastão longo, que permitem projetar harmonia interna a um objetivo exterior e chegar a sentir o instrumento utilizado como uma prolongação do mesmo e não como uma entidade alheia a ele.
FILOSOFIA DO TAI CHI:
O supremo objetivo da dança da saúde é a integração harmoniosa do homem (microcosmo) no universo (macrocosmo), por meio da canalização e livre circulação do chi, impulso vital por todo o corpo. "O tao engendra o um, O um engendra o dois, O dois engendra o três, O três engendra os dez mil seres. Os dez mil seres contêm no seu seio o yin e o yang.
Os dois sopros vitais se auto-compensam num sopro vital harmonioso (chi)". Lao Tse A cosmologia chinesa diferença duas forças em constante oposição e absoluta complementariedade. Os opostos complementares, o yang é o masculino, seco, centrípeto, Sol, a luz; o yin é o feminino, úmido, centrífugo, a Lua, escuridão.
A oposição e complementariedade destas forças cria todo o universo manifestado, mas nada é totalmente yin ou yang, todo o yin tem uma parte yang, e vice-versa, como fica expresso no diagrama do tai chi. Esta força bipolar (yin yang) se estende para o infinito em oito direções diferentes, os oito trigramas pa kua por cima da polaridade e como causa desta brilha "a causa das causas", o incriado incongnoscível, o "tao do céu e dtendora"

Tai Chi Chuan (China)

EFEITOS TERAPÊUTICOS DERIVADOS DO EXERCÍCIO HABITUAL:
Com este sistema de ginástica trabalham todas as articulações, ligamentos e músculos do corpo, mas de uma forma relaxada e coordenada, não se produzindo, portanto, frição de nenhuma classe nem desgastes articulares, sendo, portanto, aconselhados para pessoas de qualquer idade, sendo, além disso, muito beneficioso o seu exercício para idosos , para crianças e doentes crônicos. Ajuda a corrigir os transtornos da personalidade, anomalias do caráter, prisão de ventre, depressões, fraqueza, nervos, apatia, toxicomania e outras doenças, produzindo uma agradável sensação de harmonia, equilíbrio e bem-estar.
CHI KUNG (ARTE DO CHI):
O chi kung é outro dos grandes legados da milenária concepção taoista do universo, a sua origem remonta à época em que os eremitas procuravam a maneira de incorporar-se ao tao absoluto em vida. Compreenderam que era possível chegar a um estado de unidade interior e consciência cósmica sem necessidade de esperar a morte, e por este motivo tentaram fundir-se com o todo em vida.
Era de vital importância não morrer prematuramente, e com este fim se dedicaram a investigar, descobrir e recompilar toda uma série de práticas que os levariam a se converterem em homens longevos, e ainda alguns não conforme com a sua longa vida se afanaram na procura do "elixir da imortalidade" por meio da alquimia e determinados procedimentos de "ioga sexual" (controle de ejaculação).
Estes exercícios foram escritos num amplo tratado, o nei kung (arte do interno) constituído basicamente pelo chi kung (ginástica energética), ervoterapia e algumas práticas de ioga sexual.
GINÁSTICA ENERGÉTICA (CHI KUNG):
A ginástica taoista compreende três aspectos fundamentais treinamento da vontade, controle da respiração e ginástica postural. Esta última pode ser estática e cinética ou dinâmica (auto-massagem e rotações articulares).
TREINAMENTO DA VONTADE:
O desenvolvimento da vontade se efetua por meio de diferentes exercícios de constância, relaxação e concentração e vigilância interior (das diferentes regiões anatômicas), estes esforços de auto-disciplina devem ser suaves, constantes e progressivos.
E têm como fim desenvolver a eficácia do funcionamento do sistema nervoso central (cortex cerebral), depurar as emoções e equilibrar as funções fisiológicas.
CONTROLE RESPIRATÓRIO:
Tem como fim a distribuição voluntária da energia cósmica aos órgãos, atuando simultaneamente junto com o treinamento da vontade ao desenvolvimento da pessoa. Existe um sem-fim de exercícios respiratórios, que por falta de espaço nem sequer podemos enumerar.
Não obstante, é importante ter em conta que o controle da respiração não deve ultrapassar uns limites, a partir dos quais poderia ser prejudicial e inclusive perigoso, especialmente os exercícios que impliquem numa retenção da expiração ou da inspiração, que só devem ser praticados sob a responsabilidade de um instrutor competente, a naturalidade é a regra de ouro de todo exercício respiratório que seja praticado sem a supervisão de um perito.
Ginástica postural:
Estática - Consiste num conjunto de posturas nas que se levam a cabo exercícios de concentração, relaxação e vigilância interior (dois diferentes órgãos) se trabalha simultaneamente o controle respiratório e a visualização no desenvolvimento destas técnicas internas.
Dinâmica - Tem como fim o fortalecimento e desenvolvimento do corpo por meio da distribuição equilibrada do chi e o fortalecimento de ossos, tendões, órgãos, músculos, etc, prestando especial atenção aos cinco sentidos e ao seu correto funcionamento.

Tai Jutsu (China)

No ano 64 depois de Cristo aparece o shorinji kempo, ensinado pelo discípulo de Budha, Bodhidarma; sendo uma disciplina de defesa pessoal ao mesmo tempo que uma arte filosófica. Baseado nesta arte marcial e além disso no judô, aikido e karatê, em agosto de 1972, Georges e Roland Hernaez e Daniel Dubois partem para o Japão para aprender o shorinji kempo e uma vez lá fazem uma demonstração da arte de defesa pessoal que eles tinham criado e ao que puseram por nome tai jitsu (arte do corpo).
Encontrando uma grande similitude entre ambos e uma vez obtido o seu diploma de shorinji kempo, voltam à França e fundam a Federação Francesa de shorinji kempo e tai jitsu. Este nova arte marcial não se carateriza apenas por uma grande variedade de possibilidades de defesa (varrimentos, chaves, golpes, etc.), mas principalmente pelo espírito que a anima.
O tai jitsu não pretende formar um autômata, mas um praticante de espírito e corpo desligados, capaz de iniciativa pessoal. O principiante encontra à sua disposição um leque de técnicas que lhe permitem fazer frante a uma grande diversidade de ataques. Depois, à medida dos seus progressos, o taijutsuka se servirá conforme a sua imaginação e os seus conhecimentos para não dar uma resposta tipo, mas de acordo com as condições do combate.
Um dos fundadores desta arte, Daniel Dubois nos precisa que não é uma simples recompilação das técnicas do judô, karatê e aikido, embora ditas técnicas dêm um marcado caráter ao conjunto do tai jitsu; mas pela sua concepção original é adaptável a qualquer praticante sejam quais sejam as suas condições e o seu caráter, dado que derivará para uma ou mais das artes que o compõem, dando assim uma especial peculiaridade ao seu estilo, no que a maior parte das técnicas que empregue, pertencerão às artes pelas que se sente especialmente predisposto.
No ginásio, treinando, se constata que os golpes e as quedas se sucedem ininterruptamente, sem necessidade de ter que aplicar nenhum tipo de técnicas de reanimação (kuatsu). Os ataques se realizam a fundo e as defesas não são tão ortodoxas como aquelas às que estamos acostumados, dado que se utilizam puxões de cabelo, torção dos dedos, golpes diversos, etc., mas pelo menos pode-se dizer que são eficazes.
Geralmente, depois de um bloqueio, se segue uma projeção terminada por uma chave seguida por um golpe, para desta forma, além de não dar-lhe nenhuma oportunidade, acabar com o adversário. Pelo que se pode apreciar, a defesa não é deixada ao acaso, mas é o fruto do trabalho encadeado rapidamente de diversos movimentos igualmente eficazes por separado.
Esta arte marcial também utiliza muito as esquivas, as reações do contrário, os pontos vitais, assim como o espírito que deve adotar o praticante no seu treinamento, da mesma forma que o controle das chaves e dos golpes, sendo capaz de julgar pelos gestos de dor do adversário, o grau de dor infligido. No tai jitsu, não existe a competição, não há portanto regulamentos nem códigos.
Se trabalham todos os golpes, assim como as presas, ataques, defesas não somente contra ataques sem armas, mas contra todo tipo de armas, faca, sabre, garrafas, paus, cadeiras, etc. Pode-se arranhar ou golpear com a cabeça e em geral pode-se utilizar qualquer coisa que imaginemos com tal de desfazer-nos do atacante.
Apesar da ausência de referências a uma arte marcial japonesa em concreto, esta disciplina de auto-defesa de origem francesa, recolhe todos os aspectos do budo oriental: disciplina no interior do dojo, espírito de combate e respeito pelo adversário, trabalho corporal intenso e uma atitude firme, tanto no dojo como na vida quotidiana.


Tang Soo Do (Coréia)

O Tang Soo Do é uma arte marcial coreana tradicional que é enfatizada na disciplina e a prática de hyung (formas) e seqüências da auto-defesa. Embora o fundador Hwang Kee reivindique ter criado a arte dos textos antigos no Su Bak (uma arte marcial coreana mais velha) ao viver em Manchuria nos anos 30, o estilo pode pesadamente ter sido influenciado pelo karate japonês.
Em muitos respeitos, o Tang Soo Do parece completamente similar ao karatê e ao taekwondo, à exceção do fato que no Tang Soo Do, é muito pequeno da ênfase colocado na competição e ostentando as manobras rápidas.

Viet Vo Dao (Vietnã)

Esta arte marcial, de origem vietnamita, é praticamente desconhecida no Ocidente, sendo praticada e difundida na França, quando o Vietnam era uma colônia. O seu nome antigo era vota ou vovinan e é de fato mais que um esporte de combate, mais que uma arte marcial; é a expressão do orgulho nacional.
O viet vo dao é a obra de todo um povo, que de tempo em tempo, teve que lutar para sobreviver. Se compreende melhor o viet vo dao analisando-o do ponto de vista filosófico. Apesar das suas técnicas mais que eficazes, a alma do viet vo dao reside principalmente na procura da harmonia entre a inteligência, o corpo, o homem e a sociedade, o homem e a natureza.
Com uma antiguidade de ao redor de cinco mil anos, o seu fundador foi o imperador Hung Vuong 1.°, esta arte marcial e em especial as suas técnicas evoluíram consideravelmente. A partir do ano 111 a. C. ao 906 d. C., época em que se produz a invasão chinesa, o viet vo dao vai completar como meio de defesa a arte da guerra militar para poder resistir melhor ao inimigo. Ao longo dos anos foram nascendo correntes ou estilos no seio desta arte, entre os que por citar somente uns poucos, estão:
- Di duan thang cuong: Teoria da superioridade das técnicas próximas.
- Di nhuoc thang cuong: Teoria da suavidade contra a força.
- Ky tap chien phap: Princípio da surpresa.
- Ao anh bi phap: O segredo das ilusões.
- Pahn tão bem phap: O método das esquivas sem resistência.
Tantas teorias permitiram ao viet vo dao ter umas bases novas e precisas sobre as que se apoiaram as novas técnicas mais ricas. Em 1284, o geral Tranhung Dao convida todos os dirigentes das escolas de artes marciais vietnamitas para informá-los da ameaça de invasão dos mongóis e rogar-lhes que se unam.
Pela primeira vez e como resultado desta reunião, todas as técnicas puderam ser apresentadas e codificadas num todo homogêneo, dando lugar à arte tal e como é conhecida hoje em dia. Este espírito de união nacional, explica a célebre vitória vietnamita diante da invasão dos mongóis, e uma vez conseguido pará-los, as técnicas se conservaram e se continuaram praticando até a atualidade. Sob a influência do budismo, do taoísmo e do confucionismo, o viet vo dao vai adquirir verdadeiro significado.
Depois deste longo período de agitação, a arte marcial militar já não faz sentido, e passa a ser a arte marcial da vida. O espírito é cada vez mais rico, tende a elevar o valor e a grandeza do homem, a verdade reside na simplicidade, na vontade e na bondade. Sob a dinastia Tran, foram criadas as academias de artes marciais (giang vo duong). Desta forma, se podia chegar a ser graduado em ditas artes ou melhor ainda Doutor em artes marciais. Nos nossos dias os graus de viet vo dao são parecidos mais ou menos aos das outras disciplinas.
A hierarquia é rigorosamente seguida, existindo os graus de: - Instrutor, professor de cursos, professor, mestre de cursos, mestre e patriarca. Além disso existe a peculiaridade entre os praticantes desta arte que os graus para a sua continuação exigem por parte do que o ostenta um contínuo treinamento, dado que se pode diminuir o grau correspondente se o praticante não demonstra estar ao nível do grau conseguido.

Wing Chun (China)

O Wing Chun ( também soletrado da wintsun) é uma arte chinesa de auto-defesa fundada há mais de 260 anos perto de umtemplo budista nomeado Ng Mui. Diz-se ensinar somente às técnicas as mais eficazes de vário outros estilos do Kung Fu.
O Wing Chun usa retrocessos do nível leve e a mão e o dedo numerosos golpeiam para derrotar um atacante que ensina que a força não deve ser encontrada com com força porque aquela significaria que um atacante maior poderia sempre derrotar uma pessoa menor.
O redirecionamento tem também um papel importante nos movimentos defensivos da arte, como protegendo a linha central do corpo. O Wing Chun é um dos estilos os mais populares do Kung Fu no mundo. Muita de sua popularidade vêem do fato que o Bruce Lee treinou extensivamente na arte sob o homem mestre de Hong Kong, Yip.

Wrestling

Wrestling (ou luta-livre, como conhecemos hoje em dia) é um esporte de combate que se originou provavelmente na Grécia e na Roma antiga. É praticado em várias formas na maioria de culturas do mundo (Sumo no Japão, Sambo em Rússia, etc.).
Deu forma à base para o esporte marcial japonês de shootfighting, e muitas de suas técnicas são similares àquelas do judo.



Wushu (China)

Wushu é o termo usado no oeste para identificar a arte marcial chinesa moderna que enfatiza técnicas rápidas e acrobáticas.
Em China, entretanto, é o termo oficial usado para consultar no que o Kung Fu atendeu de Westerners ou chan fat. No fato, o termo wushu pode ser traduzido como " o treinamento da habilidade marcial " inclui técnicas numerosas de maos nuas e praticamente todo tipo de arma.
As formas podem ser executadas sozinhas ou com um parceiro.

Yabusame (Japão)

Na antiguidade existiam quatro tipos de exercícios a realizar com o arco a cavalo, kasagake, Inu-ou-mono, kisha-hasamu-mono e yabusame, hoje em dia só se praticam dois tipos destes: o kisha-hasamu-mono, mas sobretudo o yabusame.
O yabusame precisa de uma pista de corridas de mais de 218 m de comprimento e na que se colocam do lado esquerdo três alvos separados por uma distância de 78 m. um do outro, com forma romboide de uns 59,4 cm.
Pela pista galopa o cavalo com o arqueiro que sem parar-se nem diminuir a velocidade do animal deverá acertar os alvos. Costumam celebrar-se estas competições nos templos shintoistas mais antigos do Japão, com o atavio típico do samurai, nobre de período mongol, com chapéu de aba larga e arredondada
Levam os arqueiros dupla luva: um em cada mão, e o da direita o seu anel de corno para a ranhuras da corda. O lançamento de flechas emboladas a um cão e aos cascos de cavalo de um companheiro são formas hoje em dia não praticadas.

Yodo (Japão)

É a arte e via da manipulação do Bo, pau cerimonial na sua forma tipicamente japonesa, tradicionalmente diferente da de China ou da okinawense. Coexistem no Japão vários tipos de bo ou eu, com as suas respetivas artes ou jutsus, em múltiplas ou polifacéticas escolas ou ryu, algumas com uma grande antiguidade. Geralmente o yodo era e é praticado nas escolas por duas pessoas: uma, armada do eu, e outra, de um bokken, ou espada de madeira e, em ocasiões, com katana real, nos mais altos graus.
Como anedota histórica é conhecido que o famoso samurai, Myamoto Musashi venceu uma vez ao mestre bellodo e fundador da escola Shindo-Muso-Ryu Muso Gonno-ShUke Kat-Sukichi, e este, depois de um treinamento ascético, conseguiu, por fim, vencer a Musashi ao descobrir a forma de partir o seu famoso yuyi-do-me (segurar cruzando as espadas), conseguindo assim a superação do obstáculo e criando a sua própria escola de yodo.
Tecnicamente, a arma é um haste lisa, geralmente cilíndrica (em ocasiões possui forma otogonal), de um diâmetro de seção de 2,ou cm., e de um longo de 1,28 m., confeccionado com as melhores madeiras, freqüentemente de medula de carvalho alvo. Como arma de haste larga foi usado longo tempo pela polícia dos clãs e mais tarde por toda a nação, pois permite um confronto e controle tanto a nível unipessoal como para o de massas, geralmente formava par com o jutte.
Coexiste além disso outro de 0,90 m. De longo e algo mais delgado, em algumas escolas, semelhante à canne europeia. Reúne em se técnicas de yari ou lança, naguinata e espada, dando lugar a múltiplas variações e a uma grande riqueza técnica usado indistintamente a ambos lados do corpo e a duas ou uma mão.
São as suas técnicas básicas de ataque: tsuki, ou técnicas de ponta; harai, ou técnicas apoiadas, e uthi, ou técnicas circulares. Além disso especiais como derribos ou nague-waza e ataques a articulações ou gyaku-waza, e pode-se combinar com as técnicas de ju-jutsu. 

2 comentários: